Fotos históricas

Por João Pedro Roriz

A fotografia é uma das grandes invenções do homem, pois tornou possível a documentação de momento históricos vividos pela humanidade.

A fotografia é o resultado da criação de imagens a partir da exposição de uma superfície sensível à luz. Alias, a palavra “fotografia” é oriunda de um termo grego que significa “desenhar com luz”. Antigamente, a fotografia se chamava “heliografia” (palavra inspirada no deus grego Helio, o deus do sol na mitologia grega), ou seja “imagem gravada pelo sol”.

A primeira fotografia que se tem notícia foi tirada em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, que utilizou uma caixa escura com lente desenvolvida por um ótico e placas de estanho coberta por betume branco (uma pasta que endurece com o tempo). A foto de Niépce, tirada no quintal de sua casa, levou oito horas para ficar pronta e, por ser a primeira foto do mundo, torna-se também a primeira foto histórica feita pelo homem.

A primeira foto do mundo levou oito horas para ficar pronta

 

ALGUMAS FOTOS QUE SE TORNARAM HISTÓRICAS:

 

Ponto hoje ocupado pelo Cristo Redentor no Rio de Janeiro era um mirante.

 

Suicídio coletivo de 909 seguidores de Jim Jones, um homem que se autoproclamava “Deus”

Emocionante imagem de um grupo de enfermeiros e médicos negros tentando salvar a vida de um membro da Ku Klux Klan (grupo de homens brancos que perseguia e matava negros nos EUA)

Índios que nunca tiveram contato com o homem branco – ou seja, vivem como viviam os índios há mais de três mil anos – são flagrados na Floresta Amazônica. Na imagem, dois guerreiros tentam acertar o helicóptero com flechas.

Tropas brasileiras na Guerra do Paraguai

Ex-ditador do Iraque Saddam Hussein é capturado por tropas americanas

Dramática fotografia de um gueto com centenas de corpos insepultos de judeus mortos pelo holocausto alemão durante a Segunda Guerra

Realidade africana: abutre aguarda a morte de um menino subnutrido

Ruby Bridges, de seis anos, é escoltada por agendes da polícia federal americana até a escola onde negros eram proibidos de frequentar. Durante a saída, a menina foi apedrejada por manifestantes

O famoso casal de bandidos americanos Bonnie e Clyde

A então jovem Rainha Elizabeth (atual Chefe de Estado do Reino Unido, irlanda e Canadá) no momento de sua coroação.

Essa foto retrata bem o preconceito racial que ainda imperava nos Estados Unidos na década de cinquenta

Forma como os brasileiros frequentavam a praia na década de trinta

Resgate de sobreviventes de um desastre aéreo nos Andes. Para sobreviver ao deserto gelado, eles tiveram que se alimentar com a carne dos corpos de seus companheiros mortos no acidente

A evolução da garrafa de coca-cola através dos tempos

Primeiro Mc Donald’s da história

Rei Pelé, criança! E dando bom exemplo: estudando!

Foto de escravos judeus mantidos em campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra

Foto do legendário Touro Sentado, líder indígena americano

 

Uberaba, 1965. O médium Chico Xavier posa ao lado de uma entidade espiritual que segundo espíritas foi materializada pelo também médium Antônio Feitosa que está sentado em transe

Collor, após o impeachment assina documento onde toma conhecimento que, deposto do cargo de Presidente, responderá a processos judiciais.

***

A afegã Sharbat Gula foi fotografada por Steve McCurry em junho de 1984 em um campo de refugiados paquistanes quando tinha 12 anos e virou capa da National Geographic. O olhar expressivo e ao mesmo tempo oprimido da jovem chamou a atenção internacional para os problemas da região.

 

Em 1968, Eddie Adams flagrou com sua câmera o assassinato a sangue frio de um vietcong em Saigon, ganhou um Pulitzer e, chocado, largou o jornalismo para se tornar fotógrafo paisagista.

Um marinheiro e uma enfermeira comemoram o fim da Segunda Guerra com um beijo ardente em plena Time Square em Nova Iorque em 14/08/1945. A foto de Alfred Eisenstaedt transformou-se num ícone da História dos EUA.

 

As cabeças de Lampião, Maria Bonita e demais cangaceiros do bando em exposição para a população após serem mortos a tiros pela Polícia em 1938.

_______________________________________________________________________

 João Pedro Roriz é escritor e jornalista. Todos os direitos do texto reservados ao autor.

***

CLIQUE AQUI E CONHEÇA AS PALESTRAS DRAMATIZADAS DE JOÃO PEDRO RORIZ

***

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR OS LIVROS DE JOÃO PEDRO RORIZ

***

***